Claudia S. M. de Babo

Psicanalista Clinica
CBO 2515-50

O que é a Terapia psicanalítica?

Terapia psicanalítica é um tipo de psicoterapia desenvolvida pelo médico Sigmund Freud que serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções. 

Trabalhando na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações em seu dia a dia.

Em uma sessão de Psicanálise, o cliente vai elaborar junto com o psicanalista as questões impactantes em sua vida. Pouco a pouco passará por uma reintegração individual, o que traz para a pessoa mais compreensão de sua própria existência.

Conseqüentemente, o cliente entenderá melhor as razões de seu declínio como um todo. Ainda que não perceba, sua convivência com o mundo ao longo do tempo deixou marcas em sua mente. Essa relação foi um dos principais fatores para sermos quem somos hoje.

Assim, uma terapia breve de orientação psicanalítica ajuda a posicionar peças em seus devidos lugares e responder questionamentos importantes.

 Para quem busca por mudanças e ressignificação de vida. Esse recurso terapêutico é uma ajuda valorosa.

 A sessão dura em media 50 minutos, a freqüência e a quantidade de sessões são definidas numa pré avaliação inicial gratuita

O que esperar da sessão?

A abordagem psicanalítica em terapia lembra alguns dos clichês do cinema. Isso porque, de fato, os pacientes podem permanecer deitados em um divã para fazerem o seu tratamento. Aqui começa a famosa cura pela fala, onde você apenas falará o que achar importante e o psicanalista ouvirá.

 

O método de associação livre consiste em verbalizar tudo aquilo que vier em sua mente. Apesar de parecer avulso, o impulso em selecionar determinados fatos para contá-los é explicado posteriormente. O psicanalista fará anotações a respeito do que é dito e, posteriormente, ajudará o analisado a fazer uma associação com a sua vida.